domingo, 19 de dezembro de 2004

Então diz que o surf é isto

Já não é só o remar que nem um louco. Não é o cair sempre cada vez que te tentas pôr em pé na prancha. Quer dizer que isto do surf é levantar o bandulho da tábua, um pé à frente, o outro atrás e ir assim como se não houvesse amanhã.

Acho que o surf não anda muito longe do que aconteceu este fim-de-semana ali para os lados do Marcelino, na Costa DE Caparica. É verdade que a pura onda estava lá fora, mas isso não interessa nada. O Hugo, que também teve algumas dificuldades, disse-me: «O mar é esquisito pá. A semana passada era um Kelly Slater. Esta semana, parece que se virou para mim e diz-me: "Acalma-te lá que ainda há muita coisa que tens para perceber, por isso hoje ficas aí no outside"».

Senti o mesmo. Mas não da mesma forma. Percebi que o mar é um gajo mesmo lixado. Na melhor surfada que mandei até hoje, levei um tareão do catano. Nunca me tinha visto "aflitinho" dentro de água, a tentar vir à superfície. Nunca tinha levado tantos socos no estômago como este sábado. Nunca tinha engolido um pirolito com a minha prancha. Nunca tinha chegado a casa tão moído depois de sair de dentro de água. Mas, cum camandro, nunca me tinha dado tanto prazer ir para a praia. «Xecalhar» o surf é isto. «Xecalhar».

Sem comentários: